Saiba como a adoção de algumas práticas pode reduzir riscos de roubo e apropriação indébita
A cada minuto um veículo é roubado no Brasil, segundo dados do mapa da criminalidade divulgado pelo Ministério da Justiça em 2018. Ou seja, antes de você terminar de ler esse artigo, cerca de 4 veículos serão roubados! Isso sem contar os crimes de apropriação indébita, aqueles em que uma pessoa aluga ou recebe um veículo por empréstimo e não o devolve para o proprietário como acordado.
P U B L I C I D A D E
Para que você e sua empresa não façam parte dessa estatística, elaboramos algumas dicas:
1 – Oriente seus motoristas
É importante orientar os motoristas dos seus veículos para práticas de segurança que podem evitar o roubo e furto dos seus veículos, como:
- Evitar dirigir à noite, principalmente em locais inseguros em horários de pouco fluxo;
- Estacionar sempre em locais seguros ou estacionamentos;
- Não deixar objetos de alto valor à mostra;
- Ficar atento a semáforos, preservando uma distância segura do veículo à frente para manobras de evasão, no caso de situações suspeitas;
- Nunca reagir a assaltos. Acionar imediatamente a polícia e o gestor da frota, assim que estiver em segurança.
2 – Acompanhe seus veículos em tempo real e configure alertas
Como nem sempre é possível garantir o cumprimento de orientações de segurança é importante que você consiga monitorar seus veículos e ser alertado quando eles estiverem em situações de risco. E a tecnologia pode te ajudar a fazer isso: as soluções da Sascar, além de localizar seus veículos com visualização de trânsito em tempo real, permite que você roteirize viagens, estabeleça limites de velocidade e cadastre áreas e pontos de interesse. Assim, toda vez que seus veículos trefegarem por zonas e horários de risco ou descumprirem qualquer uma das regras cadastradas na plataforma de gestão, você recebe alertas automáticos por e-mail. Isso pode dar mais agilidade para agir quando necessário.
3 – Instale alarmes e dispositivos que bloqueiam o veículo
O alarme, embora não impeça a ação de criminosos, pode ser visto como um adicional básico e importante para a prevenção de roubos e furtos. Mas, além dele, é importante contar com dispositivos que bloqueiam o veículo, como o corte de combustível, por exemplo. Outra eficiente alternativa é contar com tecnologias que identificam o motorista, assim seu veículo não segue viagem se o dispositivo não reconhecer o condutor.
4 – Conte com suporte especializado para recuperação do seu veículo
Em casos de roubo, furto ou apropriação indébita é importante contar com uma central de inteligência que pode apoiar as autoridades competentes a localizar e recuperar seu veículo. As soluções Sascar contam com central de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana e equipe de pronta resposta presente em todo o país.
Quer receber mais dicas de gestão de frotas? Clique aqui.
P U B L I C I D A D E